terça-feira, 14 de setembro de 2010

O RITMO FUNK NA SOCIEDADE

 FUNK                                                        (Kelly Gomes e Marcos Antônio)
O funk carioca é um estilo musical oriundo do Brasil, mais precisamente do Rio de Janeiro. Apesar do nome, é diferente do funk originário dos Estados Unidos. Isso ocorreu, pois a partir dos anos 1970 eram realizados bailes black, soul, shaft ou funk, com o tempo, os DJs foram buscando novos ritmos de música negra, mas o nome original permaneceu. O funk carioca tem uma influência direta do Miami Bass e do Freestyle.
Anos 1980
A partir da década de 1980, os bailes funks do Rio começaram a ser influenciados por um novo ritmo da Flórida, o Miami Bass, que trazia músicas mais erotizadas e batidas mais rápidas. As primeiras gravações de funk carioca eram versões. A maior parte das rádios dedicavam grande espaço em sua grade horária para os sucessos feitos no ritmo funk, um dos mais famosos é a regravação de uma canção de Raul Seixas: o "Rock das Aranhas" que vira hit e se junta a ele outras músicas feitas com muito humor e gravações de cantores de latin freestyle (que serviu de inspiração para o funk melody) como Stevie B, Corell DJ, entre outros MC's.Dentre os raps (ou melôs, como também eram chamados) que marcaram o período mais politizado no funk é o "Feira de Acari" que abordava o tema da famosa Robauto, feira de peças de carro roubadas pelas cidade,ABDULA(Melô da mulher feia,dos numeros) .Ao longo da nacionalização do funk, os bailes - até então, realizados nos clubes dos bairros do subúrbio da capital - expandiram-se a céu aberto, nas ruas, onde as equipes rivais se enfrentavam disputando quem tinha a aparelhagem mais potente, o grupo mais fiel e o melhor DJ. Neste meio surge DJ Marlboro, um dos vários protagonistas do movimento funk,admirado pela galera.
DJ MARLBORO
Críticas
Apesar do crescimento do funk no país, as músicas tendem a ser substituídas rapidamente por outras. As músicas mais famosas fazem sucesso, são executadas à exaustão, porém rapidamente perdem força e caem no esquecimento. Esse fenômeno é o resultado da exploração do mercado da indústria fonográfica, à aceitação conquistada pelo estilo junto aos jovens.
O estilo musical, embora apresente expansão mercadológica, continua sendo alvo de muita resistência e preconceito, sendo bastante criticado por intelectuais e parte da população.
O funk carioca é geralmente criticado por ser pobre em criatividade.Você compôe uma letra
da vida cotidiana e aí ? Não acho que não seja criativa.
Dança quem quer,cada um curte de um jeito ou tem seu ritmo de música escolhido.
Os funkeiros não podem criticar outros ritmos por que serão preconceituosos,mas podem criticar e abominar o funk que aí serão chamadas de “opiniões ".PRECONCEITO,NÉ?

                                                          ATUALIDADE
Em Setembro de 2009 a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou projeto Definindo o funk como movimento cultural e musical de caráter popular.
Antigamente só era curtido mesmo em favelas, descriminado ,o ritmo FUNK  no Rio deJaneiro passou a ser  admirado por “favelados”, assim diziam.
Se você fosse funkeiro, era de morro, favela, bandido...
E foi mal visto devido ao fato do famoso "corredor",onde alguns funkeiros iam só para brigar e não se divertir.
Já os produtores e djs colocaram muitos rapazes que queriam seguir na vida errada pra cantar e se expressar, não praticando a violência mas sim com as suas próprias composições.
Quem nunca ouviu uma musica de Claudinho e Buchecha?
Os mcs arrasavam com seus melodys na tv,rádios,shows...infelismente Mc Claudinho se foi, mas mc buchecha  deu continuidade,levando seu romantismo ao mundo funk.
Mc Marcinho estourou com seu rap do solitário,começando então a fazer sucesso também com seu romantismo ao mundo funk. A bela voz e beleza  de Mc Sabrina, humilde,chegou com sua linda voz e arrasou cantando lindas musicas românticas.
Os mcs fazem suas musicas para se expressarem, já que  na nossa sociedade existem muito preconceito. Mas ninguem fala das festinhas de playboys e patricinhas onde rola muita coisa errada, mas se tem baile funk,vai ter barulho, favelados e problemas. Não podemos dizer que tudo que acontece na vida dos funkeiros é o do fato de ser funkeiro,e nem alegar que se ocorreram brigas em um tal clube é por que se tratava de um baile funk. E nem estranhar de uma “patricinha”ou playboy, subir o morro para curtir o funk,PORQUE NINGUÉM obrigou. Até porque é o  que se mais vê. Foi porque teve vontade e porque é uma vontade que eles tem como qualquer um de nós.
Quem pode julgar ?
Hoje em dia até  quem descriminou tempos atrás não se rendeu as batidas do famoso tamborzão e hoje, tanto clube como nas favelas vão para apressiar e dançar o funk .
É uma ignorância achar que o funk vai influenciar na vida de um rapaz ou de uma menina, já que muitos não vão para só dançar e sim azarar ,mas, isso não significa perdição, porque se tiver que fazer algo de errado pode se fazer em qualquer lugar, não é por  ter a “carteirinha de funkeiro”.
MUSICAS
Melôs,rap,melodys,montagem,o funk passou por essas etapas e hoje continua com montagens e melodys totalmente diferente,porém, falando do cotidiano atual da sociedade,mcs mandam letras para as meninas, por que eles tem dinheiro,tem moto,fama, fala da fidelidade,traição...já as mcs cantam falando deum amor,amigas,amigas falsas,também traições...
Até se unindo para pedir paz !! ISSO É BOM!!
                                                                      DESTAQUE
Quem se destacou representando as mulheres foi a mc TATHY QUEBRA BARRACO e fez fama.Com seu próprio estilo,exculachando nas pistas,abriu as portas para as minas representarem também, terem seu espaço no mundo desses artistas do funk.Começaram aparecer "bondes"também.
A moda é a dancinha  dos HAVAIANOS, os meninos chegaram e mandaram ver no passinho e no rebolado; entre outros está MC LUAN com sua “pentada”, MENOR DO CHAPA , MC NALDO, GAIOLA DAS POPOZUDAS trazendo sensualidade ao mundo funk, MC SUZY FEITICEIRA,MC PERLLA, MC DANDARA, entre outros. E muitos outros  talentos virão.

TATI QUEBRA BARRACO

O FUNK NÃO É CASO DE POLÍCIA E SIM DE CULTURA.

SE NÃO ACEITA,RESPEITA!!


MC SABRINA E MC BUCHECHA



OS HAVAIANOS
 


 VERONICA COSTA

MC PERLLA

                                                                                           

MENOR DO CHAPA


MC LUAN




MC FRANK




MC VUK VUK



VALESKA POPOZUDA AO LADO DO PRESIDENTE LULA









MC SABRINA


MC LÉOZINHO

 













MCS





MR CATRA E ANA CAROLINA










Mc Naldo



MC MARCINHO


Existem pessoas que se metem na nossa forma de pensar
mas quem tem a opinião formada sabe dos lados bons e ruins,sou funkeira e não imito ninguém,respeito se tem quando se dá,sou funkeira e me orgulho disso!
 
  




 













 
  





 



  




                            
                                   






 





 

 
 





 





 












                                                                                              
 




 






 




 



 



 














 


 











  
























 








 
  

 











 



 
 

 


























8 comentários:

  1. pros recalcados pode fazer biquinho o funk e cultura e todo ouvi irmaozinho levanta as maos para comemorar o funk e cultura e nunca vai acabar pode ficar bolado pode ficar bolado por que o funk e cultura e tem musica de funk pra todo lado

    ResponderExcluir
  2. DE RICMÉIER PARA OS RECALCADOS

    PARA AQUELES QUE CRITICAM E ABOMINAM O FUNK,SÓ LAMENTO, AFINAL DE CONTAS UM BATIDÃO É UM BATIDÃO NÉ. SE VOCE COLOCAR UMA PESSOA QUE GOSTE DE REAGGE,ROCK,FORRÓ OU QUALQUER OUTRO ESTILO DE MÚSICA,EM UMA FESTA OU BAILE QUE ESTEJA TOCANDO FUNK,VOCE PODE TER CERTEZA DE QUE SE VOCE OLHAR PRA ELA, ELA VAI ESTAR FAZENDO A DANÇA DOS PÉSINHOS, PRA LA E PRA CÁ. RS, NAO GOSTA MAS QUANDO OUVIR O TAMBORSÃO ELA VAI SE MEXER,NÃO IMPORTA SE É ATÉ O CHÃO,MAS VAI SACUDIR O ESQUELETO. FICA AQUI PARA AS RECALCADAS E RECALCADOS DE PLANTÃO QUE NÃO GOSTAM DE FUNK,SÓ.........FUNK É CULTURA SIM. APROVEITE A VIDA E CURTA O QUE É BOM.

    ResponderExcluir
  3. olha só nem sempre o que é cultura é bom, na china já se mataram crianças do sexo feminino porque a cultura deles priorizavão o sexo masculino. Cultura é algo que vem da origem de uma sociedade, eu abomino o funk, pra mim só serve pra sujar a imagem do rio e pratocinar o tráfico,e não gosto de me relacionar com nehuma pessoa que goste de funk ou esses bailes, sou uma garota limpa e quero continuar assim,nem cantor existe a maioria tem voz de bebado engasgago, e tem umas mulheres nojenta tipo a melancia que da nojo de olhar de tão suja e imoral.
    dentre outros.odeio funk isso tá sujando o rio de janeiro.

    ResponderExcluir
  4. odeio funk isso tá sujando o rio de janeiro. ²

    ResponderExcluir
  5. garota que falou ai no comentário sobre recalcadas? sabe a origem dessa palavra?
    sabe pelo menos usar o português?
    Por que vocês inventam um monte de girias sem pelo menos saber o qual é o significado.

    ResponderExcluir
  6. e ainda tem o funk mais sexy do brasil seduçao fatal a dupla funk da peladona do bbb www.duplaseducaofatal.com.br

    ResponderExcluir
  7. Se funk é cultura, prefiro ser desculturado

    ResponderExcluir